quarta-feira, 30 de março de 2011

PARA REFLETIR

Malaquias 3:3 diz:
'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'
Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e à natureza de Deus.
Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico.
Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo.
Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.
Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas.
A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.
Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?' Ele sorriu e disse:   'Ah, isso é fácil...
É quando eu vejo minha imagem nela.'
Se hoje você está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre você e que Ele vai ficar cuidando de você até que Ele veja Sua imagem em você.

Se puder, passe essa mensagem adiante. Provavelmente, existe alguém que precisa saber que Deus está cuidando dele. E, seja o que for que estiverem passando, eles sairão 'refinados' no final.

ANIVERSARIANTES DE ABRIL


Muitas felicidades a todos os irmãos que nasceram no mês de Abril!!! Que Deus possa sempre inundar seus corações com as bençãos necessárias de acordo com a necessidade de cada um! Um grande abraço Decolores para todos vocês!!!

ESPETÁCULO SACRO "JESUS, O FILHO DO HOMEM"

O GRUTAP (Grupo de Teatro de Aparecida) tem em seu elenco vários cursilhistas e nos dias 22 e 24/04 estarão apresentando o grande espetáculo sacro JESUS, O FILHO DO HOMEM. Espetáculo que cresce a cada ano dentro do município de Santarém.
Para ajudar a custear as despesas deste grande evento, o GRUTAP estará realizando uma FEIJOADA dia 03/04, na área aberta da Igreja de Nossa Senhora Aparecida a partir das 10 da manhã com a participação do GRUPO SAMBA NOVO e AGNUS. Você não pode ficar de fora!
Os cartões podem ser adquiridos na secretaria da paróquia ou com os membros do GRUTAP!

Abraços Decolores,

Nosso agradecimento à irmã cursilhista Lidiane Souto que nos mantém informados sobre o Núcleo de Aparecida e as atividades da Paróquia do mesmo nome.

domingo, 27 de março de 2011

CURSILHISTA NO TEXAS

Nosso irmão cursilhista ALBERTO PORTELA irá ao Texas juntamente com os diretores do Colégio Dom Amando aonde trabalho. O trabalho realizado por este irmão cursilhista é o que o carisma do CURSILHO prega, evangelizar os ambientes!
Seu trabalho é reconhecido na sociedade educacional de Santarém por possibilitar juntamente com sua equipe a possibilidade dos alunos deste tradicional educandário de presenciar várias outras realidades diferente da sua e aprender com elas.
Que DEUS te abençoe sempre mais irmão! Boa viagem!

Abaixo segue o anúncio da viagem feito no BLOG DO JESO, um dos mais acessados em Santarém e região...

Dom Amando vai ao Texas

Por Jeso Carneiro em 26/3/2011 às 09:31
Diretores José Jarlisson e Irmão José Ricardo e o Coordenador Alberto Portela

Diretores e o coordenador do CDA (Colégio Dom Amando) tem embarque marcado para o próximo dia 30 com destino ao Texas (EUA).
Lá, eles irão participar de uma convenção para religiosos e educadores da Congregação Santa Cruz, na Universidade de Santo Eduardo, em Austin (Texas).
José Jarlisson, Irmão José Ricardo e Alberto Portela (foto) irão proferir palestra sobre o projeto CDA in Mission, que ocorreu ano passado, na comunidade de Aramanaí, em Belterra, quando professores e alunos foram partilhar o Evangelho de casa em casa.

quinta-feira, 24 de março de 2011

I JORNADA PARA JOVENS CURSILHISTAS

O Colégio Dom Amando foi o palco da 1ª Jornada para Jovens Cursilhistas, com o tema: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé". Jovens Cursilhistas da Diocese de Santarém se reuniram para fortificar ainda mais a sua caminhada...

O restaurante do CDA foi o local decorado para esta grande jornada que contou com a presença de amigos cursilhistas da capital do Estado...

Logo na entrada os jovens eram brindados com as fotos dos momentos fortes da caminhada jovem cursilhista na Diocese, entre eles os PNCA's, as festas juninas, os momentos solidários como o Natal Peregrino e outro mais...

Tudo tinha que ficar lindo para receber a juventude cursilhista...

Durante a ornamentação uma paradinha pra uma foto e pra orar ao Espírito Santo para continuar agindo sobre cada um de nós...

A equipe de decoração e liturgia ajeitavam os últimos detalhes para a abertura deste evento que marca o amadurecimento dos Jovens Cursilhistas de nossa diocese em seu agir pastoral...

Nossos amigos e irmãos cursilhistas Carlos Augusto e Norma Nascimento vieram de Belém dá aquela força neste evento tão importante para nós... Na foto além deles, a nossa vice-coordenadora do GED D. Socorro Lima e nossa amiga Izabel...

Waltinho Matos dando a última conferida no material de áudio para que nada saia errado. Waltinho obrigado pela ajuda irmão!!!

Seu João Silva, também marcando presença e dando aquela força aos jovens cursilhistas de Santarém!

Graça Rocha (nossa primeira dama) e Elza, dando o toque final na decoração da imagem de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira do Santarenos...

Izabel, Alberto Portela e D. Socorro... Irmãos importantes em nossa caminhada cursilhista! Abraços Decolores... Muitas bençãos para todos nós!

sexta-feira, 18 de março de 2011

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Neste 19/03 vamos relembrar as ações de São José, pai adotivo de Jesus... Pai amoroso e bondoso! Salve São José!!!

COISAS DE CURSILHISTAS...

Quando se faz o Cursilho 3 dias em nossa Diocese, algo de novo acontece em nossas vidas... o 4º Dia parece ter mais sabor, mais cor, mais vida e uma vontade de revolucionar o mundo é muito forte em cada um de nós... Mas precisamos descer a nossa "montanha sagrada" e voltarmos à nossa realidade e aplicarmos a mensagem Evangelização dos Ambientes, aonde estamos... Que saudades daqueles dias... Que saudades também, dos dias em que modifiquei a minha vida e das pessoas ao meu redor... com meu Guia do Peregrino do lado... no bolso... no coração... na minha vida... Cursilhista é assim... veste a camisa e quando a tira, continua com ela na sua alma!!! Um abração decolores para todos os irmãos cursilhistas!

Amiraldo Santos

I JORNADA PARA JOVENS CURSILHISTAS

Nos dias 19 e 20 de março de 2011, acontecerá a nossa I JORNADA PARA JOVENS CURSILHISTAS da Diocese de Santarém, será no Colégio Dom Amando. Aguardamos por você! Venha fazer parte da Jornada que mudará a sua vida! Abraços Decolores! Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé"

sexta-feira, 11 de março de 2011

CARTA MENSAL MARÇO 2011


“Pois agora, então – oráculo do Senhor – voltai para mim de todo o coração, fazendo jejuns, chorando e batendo no peito! Rasgai vossos corações, não as roupas! Voltai para o Senhor vosso Deus, pois Ele é bom e cheio de misericórdia! É manso na raiva, cheio de carinho e retira a ameaça! Quem sabe Ele volta atrás, tem compaixão e deixa para nós uma bênção! (Joel 2, 12-14a).

Meus amados, companheiros de peregrinação pelas estradas da Quaresma e da Cruz rumo à Vida e à Ressurreição!

Não poderia ser outro o foco da nossa proposta de reflexão neste mês de março senão a Quaresma e seu longo, mas gratificante itinerário rumo à Páscoa da Ressurreição.

Quaresma, todos sabemos, é o tempo que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Quinta-feira Santa, na Ceia do Senhor, exclusive. Entretanto, Quaresma não é somente um tempo no Ciclo Litúrgico ou um tempo marcado por algumas ações especiais ou meramente tradicionais por parte dos cristãos. Nesta nossa Carta mensal, quero propor aos meus queridos irmãos e leitores que façamos da Quaresma uma caminhada vivencial, um itinerário místico até a Ressurreição de Jesus. É um itinerário que poderá exigir de cada um uma mudança de mentalidade, uma grande capacidade de renúncia, um mergulho consciente num clima de oração e uma radical atitude de solidariedade. Vamos, então, colocar nossos passos nas pegadas de Jesus e, juntamente com Ele, iniciar o percurso do nosso místico itinerário quaresmal? Mas, logo no inicio da caminhada, Ele nos pede despojamento, renúncia e plena disponibilidade: “Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola pelo caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão...” (Mt 10,9b-10a).

1.           Porque chamar de “místico” este nosso itinerário quaresmal? Porque se trata de fazer uma experiência na qual a gente empenha toda a vida: inteligência, vontade, coração. De fato, “místico” tem muito do experimentar, do degustar o sabor, do “sofrer” uma atitude, um gesto, um comportamento, o relacionamento com Deus e com o próximo. “Místico” significa esse “sofrer” uma experiência que transforma uma mentalidade e que proporciona novos horizontes. Aqui, no itinerário quaresmal, supõe assumir a experiência da oração, do jejum, da solidariedade e nela mergulhar durante a peregrinação para a Sexta-feira Santa do abandono, do despojamento até a Cruz e para o Domingo da Páscoa da Ressurreição, o domingo da eterna experiência do “Caminho, da Verdade e da Vida” (Jo 14,6)! Ponhamos, então, nossos pés nas pegadas de Jesus!

2.           Primeiro passo com Jesus: a oração. ”Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus” (Lc 6,12). A oração é uma atitude constante na vida de Jesus. Com o “subir à montanha”, isto é, com o isolar-se do ruído e da pressão das multidões e, até, da proximidade dos discípulos, Jesus nos ensina qual deve ser a frequência e a atitude na oração. Por que não amiudarmos, nesta Quaresma, a “leitura orante da Bíblia” ou a chamada “Lectio divina” hoje tão enfatizada e valorizada pela Igreja? Por ser aqui limitado nosso espaço, aconselho vivamente que aproveitemos esse tempo privilegiado da Quaresma para ler, estudar e refletir a Exortação Apostólica “Verbum Domini” (VD) do Papa Bento XVI, que nos ensina, de maneira didática e quase intuitiva, o que significa um “Deus que fala” (VD 6-21), “a resposta do homem ao Deus que fala” (VD 22-28) e, sobretudo, o que é a “leitura orante da Sagrada Escritura e a “lectio divina” (86-87). Faça essa experiência indescritível de mergulhar na Palavra orando a Deus com as mesmas Palavras dEle!

3.           Segundo passo com Jesus: o jejum. “Jesus foi conduzido ao deserto para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites” (Mt 4,1-2). Para os cristãos de hoje, pressionados por tantas “necessidades desnecessárias”, há uma nova maneira de se interpretar o jejum quaresmal. Não basta somente o jejum dos alimentos e da bebida. O jejum, hoje, passa pela abstinência do orgulho, da vaidade, das ambições desmedidas, do consumismo exagerado, da sede do ter e do poder. Examine-se, meu irmão, minha irmãs, e durante esta Quaresma, ao praticar esse tipo de jejum, una-se ao jejum de Jesus no deserto.

4.           Terceiro passo com Jesus: a solidariedade e a partilha (esmola). “Vendei vosso bens e dai esmola. Fazei para vós bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração” (Lc 12, 33-34). Devido às circunstâncias atuais de tanta injustiça, de tanto ódio, de tanta exclusão, a esmola adquire novas tonalidades e sentidos, concretizados em atitudes de solidariedade e partilha. Os católicos e outras pessoas de boa vontade têm uma excelente e providencial oportunidade de praticar a solidariedade e a partilha evangélicas participando ativamente da Campanha da Fraternidade que a Igreja no Brasil promove todos os anos durante a Quaresma.

Meus amados: preparemo-nos para percorrer com ânimo e muita coragem, fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, o nosso místico itinerário quaresmal. Caminhemos, pois, não ‘docemente constrangidos’ ou ‘folcloricamente pressionados’. Pode ser que nos esperem a cruz e algum sofrimento. Mas lembremo-nos de que Jesus caminha conosco: basta que ponhamos os nossos pés nas pegadas que Ele vai deixando para nos guiar! Façamos nossas as palavras e os sentimentos de São Paulo aos Colossenses: “Alegro-me nos sofrimentos que tenho por vós e completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu Corpo que é a Igreja” (Cl 1,24).

Em nome do Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos do Brasil, fica o abraço fraterno e carinhoso do irmão e companheiro de peregrinação.



Pe. José Gilberto Beraldo
Equipe Sacerdotal do GEN

QUARESMA... TEMPO DE REFLEXÃO E RENOVAÇÃO

É o Senhor que vem ao nosso encontro!
Quaresma – A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da Pàscoa, a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Igreja Católica inicia o tempo da Quaresma em preparação à Páscoa do Senhor, centro da fé cristã e ponto alto do ano litúrgico. São quarenta dias mais intensos de oração, de jejuns, de penitência, de caridade. Este é um tempo especial, interno e externo, de crescimento na fé cristã e na vida fraterna; tempo de maior silêncio interior, de escuta e vivência da Palavra de Deus, de conversão, de mudança de atitude: “voltai para mim com todo o vosso coração”(Jl 2,12). Neste contexto é realizado o rito das cinzas.

É tempo de caminhar em maior sintonia com Jesus, nosso salvador, exemplo máximo de amor a Deus e ao próximo. A quaresma, em sua dinâmica litúrgica, nos conduz a viver melhor nossa vocação batismal: de sermos fiéis discípulos missionários de Jesus cada dia. A Quaresma aponta para o horizonte da Páscoa, não só como anseio dos cristãos, mas de toda a humanidade, por reconciliação, justiça, amor e paz.


ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011



Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.

quarta-feira, 9 de março de 2011

ANIVERSARIANTES DE MARÇO


Muitas felicidades aos irmãos e irmãs que aniversariam no mês de março! Muitas bençãos pra vocês!
Nosso carinho especial à todas as mulheres de nosso movimento e do mundo inteiro! Obrigado pela sua companhia pelas estradas da vida! "De mãos dadas nas mesmas estradas eu sou te irmão!"