sexta-feira, 17 de junho de 2011

A CONCHA DO PEREGRINO

Na celebração de envio realizada no dia 15 de junho, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no momento do envio das equipes masculina e feminina para a preparação dos trabalhos do 9º Cursilho Jovem, os coordenadores Alberto e Carol, presentearam os irmãos de suas respectivas equipes com um terço e uma concha... No ínicio vários questionamentos vieram às nossas cabeças... Uma concha? Qual seu significado? O terço já sabemos e respeitamos integralmente seu significado, mas e a concha?

Concha é o símbolo por excelência do peregrino. Serve qualquer uma e pode ser pendurada em qualquer lugar mas o mais comum é vê-las penduradas nas mochilas dos peregrinos que vão a pé ou nas bagagens dos peregrinos de bicicleta. Segundo as informações colhidas, a mesma significa proteção e busca de conhecimento e devemos devolvê-la ao mar depois de termos feito o caminho, o que significa que o nosso caminho só estará completo quando chegarmos a Finisterra, segundo alguns!!!…. Assim agradecemos pela protecção e dizemos que o conhecimento adquirido não é nosso mas sim de todos, e que o disponibilizamos a todos. Não faltarão peregrinos que perguntarão porque as conchas (vieiras) têm tanto significado jacobeu. Muitas lendas, histórias e anedotas se contam.

Uma versão está ligada à chegada do corpo de Tiago trazido pelos seus discípulos Teodoro e Atanásio num barco sem leme nem vela, guiados por um anjo à Vila de Arosa na actual Galicia. No ano de 1532 apareceu a primeira narração sobre um suposto milagre que havia originado esse antiquíssimo costume. “Um príncipe vinha cavalgando e partindo de terras longínquas com o único objectivo de conhecer e orar frente a tumba do Apostolo Santiago quando sofreu um ataque de uma serpente. O seu cavalo começou a corcovar e pondo-se a galope correu com a sua montaria em direcção ao mar. O animal arrojou-se à água com o seu cavaleiro, o príncipe a ponto de afogar encomendou sua alma a Santiago. Minutos depois, seu corpo emergiu das águas totalmente coberto de conchas de vieira. A partir desse momento os peregrinos a Santiago se identificaram com as conchas marinhas.
A origem verdadeira, e mais lógica, parece derivar-se do facto que os peregrinos que regressavam de Finisterra – fim do mundo conhecido naquela época – deviam mostrar aos seus familiares e amigos, alguma prova ou símbolo que testemunhasse terem cumprido com êxito a sua peregrinação até Compostela.
O mar era um grande desconhecido dos europeus, habitantes da parte central, como eles sabiam que o Santo Sepulcro de Santiago estava perto da costa, nada mais justo que os peregrinos, ao regressarem a casa, levassem uma concha como recordação e testemunho da sua peregrinação. Daí o costume de colherem uma concha junto ao mar, onde iam depois de terem orado junto a tumba do Apostolo.
Dessa aventura marítima, nasce o mito que fez das conchas de vieira um dos símbolos dos peregrinos a Santiago de Compostela. É assim que desde a Idade Média, a concha de vieira, posta no peito, se tornou a marca inequívoca que permitia o acesso às hospedarias.

Essas são algumas das origens das conchas dos peregrinos... o certo é, que possui uma simbologia interessante pela busca do conhecimento e nessa busca que somos incessantes peregrinos a buscar o conhecimentos que vem de DEUS e de sua Trindade Santa!
Abraços Decolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário