sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

HOMENS NOVOS

Homens e mulheres novos para um mundo novo

Todos nós somos chamados a deixar que o homem novo ou a mulher nova venham à tona.
O Senhor nos criou à sua imagem e semelhança. Ora, se Deus é santo, Ele criou o homem santo. Foi o homem que, por desobediência, deixou que o pecado entrasse em seu coração e fosse “abafando” dentro de si a santidade.
Conta-nos o Prof. Felipe Aquino que, certa vez, Michelangelo viu um bloco de pedra e disse a seus alunos: “aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora!” Depois de algum tempo, com o seu gênio de escultor, fez o belo trabalho. Então os alunos lhe perguntaram como tinha conseguido aquela proeza. Ele respondeu: “o anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando” (extraído do end. eletrônico http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/category/familia/page/2/).
Portanto, o homem novo, a mulher nova, já está dentro de cada um de nós. O que precisamos é deixar que venha à tona, “tirando o que está sobrando”, toda “sujeira” que a nossa vida de pecado foi “encrustando” em nós.
Não podemos nos conformar com as práticas imorais que cada vez mais tomam espaço em nossa sociedade. Ao contrário, devemos nos conformar a Jesus Cristo, através do qual “passou o que era velho, e eis que tudo se fez novo”. Ele é o Homem Novo, modelo a ser seguido por cada um de nós.
Precisamos largar a vida velha pra trás, e com ela o nosso “homem velho”, cheio de traumas, cheio de machucaduras, causadas pelo pecado. O Mundo Novo só pode ser habitado por homens e mulheres novos.
“Não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos pela novidade do batismo e da vida segundo o Evangelho” (Papa PauloVI, Exortação Apostólica Evangegelii Nuntiandi, nº 18).
Batizados nós já fomos. O que precisamos agora é viver “segundo o Evangelho”.
Vamos deixar que o Espírito Santo, este “Divino Escultor”, extraia o homem novo que há em nós. Mas para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte, deixando que Ele nos molde, que tire de nós os “excessos”, a vida de pecado. Que todo o nosso ser – físico, psíquico e espiritual – seja lavado por essa “água viva”, e nos limpe de toda impureza de pensamentos, sentimentos e ações, e assim nos tornemos homens e mulheres novos, para um Mundo Novo.
Eu quero ser um homem novo. E você? Vamos à luta!!!

Heitor Galúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário