sexta-feira, 11 de março de 2011

QUARESMA... TEMPO DE REFLEXÃO E RENOVAÇÃO

É o Senhor que vem ao nosso encontro!
Quaresma – A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da Pàscoa, a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Igreja Católica inicia o tempo da Quaresma em preparação à Páscoa do Senhor, centro da fé cristã e ponto alto do ano litúrgico. São quarenta dias mais intensos de oração, de jejuns, de penitência, de caridade. Este é um tempo especial, interno e externo, de crescimento na fé cristã e na vida fraterna; tempo de maior silêncio interior, de escuta e vivência da Palavra de Deus, de conversão, de mudança de atitude: “voltai para mim com todo o vosso coração”(Jl 2,12). Neste contexto é realizado o rito das cinzas.

É tempo de caminhar em maior sintonia com Jesus, nosso salvador, exemplo máximo de amor a Deus e ao próximo. A quaresma, em sua dinâmica litúrgica, nos conduz a viver melhor nossa vocação batismal: de sermos fiéis discípulos missionários de Jesus cada dia. A Quaresma aponta para o horizonte da Páscoa, não só como anseio dos cristãos, mas de toda a humanidade, por reconciliação, justiça, amor e paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário